Lavaux © Copertina  
Espetacular Cantão de Vaud.

As delícias do espetacular Cantão de Vaud são infinitas. Em um país inundado de belas paisagens, o cantão fica na região do lago de Genebra, na parte francesa da Suíça. Ele se destaca não só pela sua bela natureza com lagos e montanhas, mas também pelo famoso Vinhedo do Lavaux, uma gastronomia premiada e vistas de cartão postal.

Localizada nas margens do lago, Lausanne, Capital Olímpica é uma metrópole vibrante, onde a vida é uma arte de viver. É bem gostoso de caminhar pelas ruas pavimentadas e charmosas para descobrir o famoso Museu Olímpico, a Catedral de Lausanne ou o bairro Le Flon, conhecido por suas lojas de artesanato e por seus cafés bistrôs típicos.

A 20 minutos de Lausanne, fica Montreux Riviera. A cidade desfrute de um clima doce graças a sua posição entre o lago e as montanhas. Por este motivo, há palmeiras e plantas tropicais em abundância. Estas características únicas atraíram pessoas de todo o mundo, incluído personalidades como Charlie Chaplin e seu museu ou o Freddie Mercury. Ao redor da cidade há vilarejos românticos, castelos medievais e edifícios elegantes em estilo Belle Epoque. Sem esquecer o famoso Montreux Jazz Festival, que acontecerá do 02 - 17 de julho de 2021.

Saiba mais em http://www.region-du-leman.ch/en

 
Fondation du Festival de Jazz de Montreux 2021 © Marulou
Montreux Jazz Festival 2021& Playlist Brasileira.

"Pequeno é bonito" poderia ser o slogan do Festival de Jazz de Montreux 2021. A ideia é de privilegiar o conforto e a segurança dos festivaleiros desta 55ª edição tão especial!

Este ano o formato é intimista sim, e focado nos valores de hospitalidade e de excelência musical. O palco principal de 500 lugares será montado no lago Léman, um sonho de Claude Nobs, fundador do festival. E três outros palcos com capacidade reduzida serão instalados nos jardins do Fairmont Le Montreux Palace.

São 16 dias de shows gratuitos ou pagos no quais de Montreux, do dia 2 até o dia 17 de julho de 2021.
Programação: www.montreuxjazzfestival.com/en/

O Brasil no Festival de Jazz? Isto é uma tradição e uma história de amor desde 1978! Para lembrar destes momentos, fizemos uma playlist de mais de 70 títulos dos grandes cantores brasileiros, basta clicar aqui.

Vinho Branco Lavaux © Lavaux Ch
Enoturismo no Vinhedo do Lavaux.

Patrimônio da UNESCO, o Vinhedo do Lavaux é famoso por suas formas em terraços e por seus vinhos deliciosos.

Para descobrir este lugar, são várias opções. Com seu smartphone e o aplicativo gratuito Vaud:Guide, os caminhantes descobrem 8 percursos charmosos e as vezes poucos conhecidos. O aplicativo funciona até sem conexão internet.

Localizado em Rivaz, um pequeno vilarejo no coração do Lavaux, o Lavaux Vinorama acolhe os visitantes em um edifício moderno. Neste centro de degustação são cerca de 300 vinhos do Lavaux, na maioria brancos, a ser descobertos e a provar no local ou para levar embora.

Até o final de agosto de 2021, você tem a oportunidade de participar do evento Caves Ouvertes (Adegas Abertas). Ideal para bater papo com viticultores locais e testar suas especialidades de vinhos.

 
Queijo I'Etivaz © Loisirs.ch
Vinhos e Queijos, amigos inseparáveis. Vinhos e Queijos, amigos

Para acompanhar um bom vinho, apresentamos o queijo l'Etivaz. Feito de forma artesanal, o L'Etivaz, de apelação controlada AOP, é o resultado de um grande know-how, passado de geração em geração.

Todos os anos, entre maio e outubro, são cerca de 70 famílias de agricultores que processam o leite de vacas em chalés alpinos.

É justamente o que a Trilha do Queijo proporciona. É um passeio a 1.500 metros de altitude, para descobrir a fabricação deste queijo e a culinária alpestre, passando inclusive uma noite em um chalé alpino!

La Table, Hotel Lausanne Palace, Franck Pelux e Sarah
Mais de 100 restaurantes premiados no Cantão de Vaud.

Para surpreender os epicurianos, os profissionais da restauração sempre buscam inovação e excelência. É precisamente o que os guias Michelin e Gault&Millau, referências prestigiadas de gastronomia, fazem, honrando a qualidade e a originalidade dos melhores chefes.

Em 2021, 10 novos estabelecimentos integram a lista de restaurantes promovidos no Gault&Millau. Entre eles, um novo capítulo está abrindo para o restaurante Fleur de Sel em Cossonay, perto da cidade de Morges, com François Gautier e Romain Dercile no comando, com a nota de 17/20. La Sardine em Lausanne (12/20), O Ulivo em Nyon (13/20), La Demi-Lune em Chardonne (13/20) e Ô Bistro de Lavaux em La Conversion (14/20) fizeram, entre outros, suas entradas no guia.

O Guia Michelin premiou 11 estabelecimentos nesta edição de 2021. Nas novidades, dois estabelecimentos valdenses recebem suas primeiras estrelas.

Administrado por Franck Pelux e sua companheira Sarah Benahmed, o restaurante La Tabledo Hotel Lausanne Palace faz a sua entrada no guia.

Em Vevey, o restaurante Les Ateliers, em referência à uma fábrica de inox, chama a atenção com seus pratos de brasserie gourmet.

Ainda no topo da listafica o restaurante L'Hôtel de Villede Crissier, perto de Lausanne, com suas 3 estrelas excepcionais.

E como última novidade, o restaurante La Bavaria,verdadeira instituição em Lausanne desde 1881, recebeu o Prêmio ICOMOS de "Restaurante Histórico do Ano de 2021". O chefe Geoffrey e sua equipe oferecem pratos modernos, leves e requintados